- Apresentação

Foram investidas mais de 28.000 horas de pesquisa e desenvolvimento do produto, envolvendo aproximadamente 20 profissionais capacitados. Quatorze deles são da Questto Design, responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos, gerenciamento de fornecedores e serviços. O projeto detalhado de estrutura e carroceria foi gerenciado por Aloysio Coelho.

A empresa utilizou avançados softwares 3D e aliou seu conhecimento adquirido ao longo dos anos para proporcionar um projeto com alto nível de qualidade, que até então parecia ser acessível apenas às grandes empresas.

Para simulação dos componentes do veículo, a TAC dispôs do software de Desenvolvimento Virtual de Produtos (VPD), criado pela MSC Software e Engenharia, principal fornecedora global deste tipo de ferramenta para as melhores e maiores montadoras.Na parte de engenharia de sistemas mecânicos – power train (motor, suspensão e transmissão), quem responde é a LRK Design. Na primeira fase de desenvolvimento atuaram os seguintes parceiros: Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular (geometria de suspensão e direção) e a Ortiz Consult no projeto estrutural (dimensionamento da estrutura tubular).

 
- Características

 

O Stark 4WD é o mais novo veículo 4×4 com reduzida e suspensão independente de longo curso nas quatro rodas. Tem design inovador, tecnologia de ponta e alta performance.

Com capacidade para rodar em qualquer tipo de terreno, atende tanto os praticantes de off-road quanto àqueles que buscam um carro arrojado para uso urbano. Este é o fora-de-estrada mais leve da categoria com motorização diesel e o de maior altura livre do solo.

Tem transmissão de 5 velocidades sincronizadas, com reduzida, freios a disco ventilado nas 4 rodas, direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, carroceria para 4 lugares individuais com painéis de material composto e plásticos de engenharia, estrutura tubular, distância de 2.540 mm entre-eixos.

- Design próprio e inovador, voltado à função e atualizado esteticamente.
- Estrutura principal de proteção com santo-antônio integrado.
- Tanque de combustível de 70 litros totalmente protegido pela estrutura principal.

 
- Diferenciais

 

Suspensão independente de alto curso nas quatro rodas com desenho próprio – utiliza modernos conceitos de geometria e construção e elementos estruturais superdimensionados para a aplicação. Permite que as rodas permaneçam em contato direto com o solo, mesmo em terrenos com irregularidade severa.

Estrutura tubular reforçada de elevada resistência mecânica – oferece segurança do veículo em trilhas, minimizando riscos ao condutor e passageiros.

- É o mais leve da categoria com motorização diesel.
- Maior altura livre do solo na categoria off-road.
- Melhor distribuição de peso entre eixos da categoria – garante maior tração em situações adversas.
- Painéis de fechamento de material composto (resina reforçada com fibra de vidro – RTM) – gerando alta qualidade e conceito inovador em componentes de carroceria
- Utilização de plásticos reforçados de engenharia, de alta flexibilidade, nas extremidades do veículo – pára-lamas e ponteiras dos pára-choques, garantindo durabilidade e flexibilidade ao veículo.
- Utiliza o estado-da-arte em conformação, soldagem e proteção de tubos e painéis metálicos.

ITENS DE SÉRIE:

- Ar condicionado
- Direção hidráulica
- Acionamento elétrico dos vidros com um toque para subida e antiesmagamento
- Travas das portas com acionamento elétrico
- Cinto de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Farol de neblina
- Porta-objetos nas portas e painel
- 2 porta-copos no console central
- Relógio digital
- Pneus ATR 255/70 e rodas de liga leve de 16″
- Banco traseiro rebatível
- Retrovisores externos elétricos com luzes de direção integradas (side repeater)
- Luz de cortesia dianteira com temporizador
- Volante com regulagem de altura
- Espelhos de cortesia com porta-documentos nos quebra-sóis
- Preparação para som
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Iluminação do porta-malas
- Conta-giros
- Tomada 12V

Opcionais:

- Snorkel
- Teto solar elétrico
- Guincho dianteiro elétrico
- Rack de Teto
- Farol de milha
- Skid plate metálico
- Reboque Traseiro

MOTOR

O motor que impulsiona o Stark é o S23, um 2.3L 16V Turbodiesel Intercooler, inédito no Brasil, fornecido pela FPT – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. O propulsor possui quatro cilindros, injeção direta common-rail e gera 127 cv a 3.600 rpm, com um torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm.

Desenvolvido e fabricado na Itália, o motor também será produzido na planta brasileira de Sete Lagoas (MG), a partir de 2009. Outro destaque deste produto é sua ótima relação peso x torque – superior a maior parte dos motores 3.0L disponíveis no mercado. O S23 alia excelente desempenho e baixo consumo, com reduzidos índices de emissões de poluentes, atendendo à norma de controle Euro III e predisposto para Euro IV e Euro V.

 
- Ficha Técnica

 

Motor
FPT 2.3L Turbo Diesel Intercooler Eletrônico Commom Rail
Potência líquida máxima (127cv/3600rpm)
Torque líquido máximo (300Nm/1800rpm)

Transmissão
Mecânica caixa Eaton FS2405 de 5 marchas sincronizadas, tração nas quatro rodas com reduzida BorgWarner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira.

Suspensão
Dianteira e Traseira Independentes com braços duplo A, molas helicoidais e duplo amortecedor
Curso de Suspensão Dianteira 160mm
Curso de Suspensão Traseira 180mm
Caster 5 graus
Camber 0 grau
Inclinação pino mestre 15 graus
Braço à terra 32 mm

Freios
Hidraúlico com ação nas 4 rodas, servo-acionados e 2 circuitos em diagonal. Discos ventilados na dianteira e traseira.

Pneus
ATR 255/70 R16″

Direção
Hidraúlica, tipo pinhão e cremalheira

Dimensões
Comprimento 4083 mm
Largura 1880 mm (nos espelhos retrovisores externos)
Altura máxima 1900 mm
Entre-eixos 2540 mm
Bitolas D/T 1574 mm
Altura livre do solo
Eixo dianteiro: 240 mm
Eixo traseiro: 255 mm
Entre eixos: 300mm

Capacidade
Ângulo de ataque 49 graus
Ângulo de saída (estepe) 44 graus
Ângulo de rampa 29 graus
Tanque 70 litros

Carroceria
4 lugares em material composto e plástico de engenharia

Peso
Vazio 1635kg
Carregado 2010kg

Peso/Potência
12,9 kg/cv

Peso/Torque
5,45 kg/nm

 
 >
Acessórios Off Road

Acessórios Pick Up

Alarmes

Bagageiros

Barracas Automotivas

Capotas de Fibras

Capotas Marítimas

Chip Potência Digipower

loi

Mochilas

Pneus

Porta Bagagens

Protetor de Caçamba

Roupas Off Road

Som

Suporte Bicicletas

 
 
 
 
:. Site desenvolvido pela DiSy :. Site Projetado por Marcelo Tanure